Concreto Usinado

Sobre o concreto usinado
1

O concreto usinado é um tipo de concreto produzido em uma central em que a dosagem dos materiais utilizados é feita de forma controlada e monitorada. Dessa forma, a qualidade do concreto é maior do que o concreto rodado em obra.

A mistura de cimento, agregados e água para a obtenção do concreto usinado é realizada em usinas de concreto e, de acordo com a NBR 7212/2012 (Execução de concreto dosado em central – Procedimento), pode ser transportada para as obras em caminhões betoneiras ou em veículos que não possuem equipamentos de agitação.

A unidade de volume de entrega é o metro cúbico (m3) e deve ser medida após o adensamento e enquanto estiver fresco.

O concreto usinado também é conhecido como concreto dosado em central (CDC). É muito utilizado em grandes centros urbanos, onde o espaço físico e o volume necessário de concreto no canteiro de obras restringe a produção dentro da obra.

Vantagens do concreto usinado

  • Maior controle na qualidade do concreto
  • Redução do desperdício de materiais
  • A dosagem em usinas de concreto permite a fabricação de concretos de grandes resistências e características específicas com o uso de aditivos
  • Ganho na produtividade no canteiro de obras
  • Ganho de espaço físico na obra pela não necessidade de estocagem de grandes quantidades de sacos de cimento, areia e brita

Quer saber quanto de concreto usinado você precisa em sua obra? Descubra com a nossa calculadora.